Palavras sentidas e escritas: Desdobramentos teórico-práticos de uma atriz em criação através do método BMC®

  • Débora Zamarioli
  • Armando Sérgio da Silva

Resumo

Este artigo visa ao estudo teórico-prático de procedimentos metodológicos na área
de interpretação teatral e suas aplicações. Para isso, cartografei meu próprio processo de aprendizagem e criação através dos diálogos entre a teoria do método de educação do movimento, Body Mind Centering®, desenvolvida e registrada pela americana Bonnie Bainbridge Cohen, da prática de seus princípios experimentados em cursos com a professora de BMC® Adriana A. Pees, e das formas de extração e codificação de matrizes corporais mapeadas por Renato Ferracini. Assim, o desafio deste trabalho foi transcrever as sensações originadas dos pensamentos de alguns sistemas corporais (ósseo, orgânico, muscular e endócrino) em matrizes codificadas, visando a uma apresentação final em que este procedimento fosse (in)visível. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado “Cartografia de um Corpo Cênico: Extração e Codificação de Matrizes Corporais através do Método Body Mind Centering®”, orientada pelo Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva, desenvolvida com a colaboração do CEPECA – Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, e realizada na Escola de Comunicações e Artes/USP.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Coleção Tópicos.

COHEN, Bonnie Bainbridge. Sensing, Feeling and Action: the Experimental Anatomy of Body-Mind Centering. Northampton, Massachusetts: Contact Editions, 2008.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. trad. Aurélio Guerra Neto, Célia Pinto Costa – Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FERRACINI, Renato. Café com Queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, Ed. Fapesp, 2006.

GIL, José. Movimento Total. São Paulo: Iluminuras, 2004.

HARTLEY, Linda. Wisdom of the Body Moving: an introduction to body-mind centering. Berkeley: North Atlantic Books, 1995.

LISPECTOR, Clarice. Laços de Família: Contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MARIZ, Adriana Dantas de. A Ostra e a Pérola: uma visão antropológica do corpo no teatro de pesquisa. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PEES, Adriana Almeida. Manual do Sistema Ósseo. Apostila distribuída no curso Formação em Integração do Movimento Somático®, ministrado por Adriana Almeida Pees, em São Paulo, 2006.

_____. Manual do Sistema Orgânico. Apostila distribuída no curso Formação em Integração do Movimento Somático®, ministrado por Adriana Almeida Pees, em São Paulo, 2006.

_____. Manual do Sistema Muscular. Apostila distribuída no curso Formação em Integração do Movimento Somático®, ministrado por Adriana Almeida Pees, em São Paulo, 2006.

_____. Manual do Sistema Endócrino. Apostila distribuída no curso Formação em Integração do Movimento Somático®, ministrado por Adriana Almeida Pees, em São Paulo, 2006.

SILVA, Armando Sérgio da. Interpretação: uma oficina da essência. São Paulo: Cópia Reprográfica Fêo Copiadora, 2003.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas