Uma proposta metodológica para a apropriação de conceitos do discurso musical na criação cênica

  • Ernani de Castro Maletta

Resumo

Apresentação de uma estratégia pedagógica desenvolvida pelo autor para o ensino dos parâmetros fundamentais do discurso musical, voltada à formação e criação cênicas e fruto da sua experiência como artista, pesquisador e professor do Curso de Graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Para o desenvolvimento dessa estratégia, partiu-se da premissa de que muitos dos problemas que os atores enfrentam na construção do seu discurso de atuação se devem à falta de fundamentos das múltiplas formas de expressão artística que não foram por eles incorporados, necessários à compreensão da polifonia que caracteriza a cena teatral. A respeito disso, entende-se, por exemplo, que a dificuldade que os atores apresentam no uso da voz em cena se deve à falta de fundamentos musicais, principalmente no teatro contemporâneo em que se dá um grande valor ao discurso não verbal. Assim, além de evidenciar a importância para o artista cênico do aprendizado desses fundamentos, afirma-se que para incorporá-los e se apropriar deles é necessária uma estratégia pedagógica que seja própria do pensamento teatral. Nesse sentido, os atores não deveriam aprender os princípios fundamentais da música ou das artes plásticas por meio da mesma metodologia utilizada na formação de músicos e de artistas plásticos. Em vez disso, deveria ser disponibilizada a eles uma metodologia que utilize elementos dos múltiplos discursos presentes na polifonia cênica. Em particular, esta comunicação focaliza uma proposta de ensino dos parâmetros rítmicos, voltada ao artista cênico, tendo-se como recursos principais a experiência corporal e a utilização de formas e cores para concretizar visualmente alguns fenômenos musicais.

Referências

DALCROZE, Émile Jaques. Rhythm, Music and Education. London. Chato &Windus, 1921.

FERNANDINO, Jussara Rodrigues. Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro. 2008. 151f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

MALETTA, Ernani de Castro. A formação do ator para uma atuação polifônica: princípios e práticas. 2005. 370 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

_____. O ensino dos parâmetros fundamentais do discurso musical para o artista cênico: uma proposta de estratégia pedagógica. Caderno de Encenação: publicação do Curso de Graduação em

Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizontev. 1, n. 9. Belo Horizonte, Set. 2009. No prelo.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas