Som, espaço e visibilidade

  • Geraldo Martins T. Jr.

Resumo

Neste trabalho procuro analisar as diferentes perspectivas do uso do som em
performance, partindo inicialmente das diferenças entre o som na performance presencial e na novela de rádio. Indo além desse contraponto, busco os pontos de correspondência e as possibilidades de se mesclar, em uma performance, duas (ou mais) perspectivas e maneiras de se considerar o espaço. Para além do áudio como um acessório da cena, temos o áudio espacializante. Por outro lado, a construção do espaço da cena não ocorre somente na esfera da visibilidade. O entrecruzamento dos múltiplos canais visuais e sonoros enriquece a montagem de forma a expandir a percepção dessa multiplicidade na cena como um todo. Considerando a concepção de diferentes mundos finitos como províncias de significação (Schutz), e do efeito dos canais múltiplos (Goffman), proponho um exercício de indagação a respeito das possibilidades de co-existência da cena e do som diante da noção de espaço e de como este espaço é criado.

Referências

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Ensaios. Seleção e tradução de Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1967.

GOFFMAN, Erving. Frame Analysis: An Essay on the Organization of Experience. 2th ed. Boston: Northeastern University Press, 1986. Primeira edição em 1974.

SCHUTZ, Alfred. Las estructuras del mundo de la vida. Traducción: Nestor Míguez. Amorrortu Editores S. A., Icalma 2001, Buenos Aires.