Alternativas metodológicas da investigação acadêmica sobre processos coletivos em dança: o caso de uma pesquisa-ação em escolas de Viçosa, MG

  • Alba Pedreira Vieira
  • Kátia Vitalino Marcos
  • Maristela M. S. Lima

Resumo

Esta pesquisa-ação crítico-colaborativa focou na educação para as artes - estética e
fruição da dança; foi realizada em oito turmas de seis escolas públicas de ensino básico de Viçosa-MG. O trabalho de campo incluiu a fruição e usufruição de dança e envolveu
estratégias metodológicas diversificadas: aulas semanais teórico-práticas de gêneros
diversificados, e fruição de vídeos, apresentações e espetáculos ao vivo de diversos estilos. Foram observadas aulas práticas dos alunos do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa/UFV e, finalmente, vários participantes se envolveram em processos criativos de improvisação e composição coreográfica que resultaram na produção e apresentação destes alunos como bailarinos em três espetáculos nos teatros da UFV e uma apresentação em praça pública. Questionários iniciais e finais coletaram dados sobre o saber apreciativo e estético dos participantes. A análise de dados se orientou pela abordagem quanti-qualitativa e interpretação hermenêutica. Os resultados indicaram que dentre os alunos:(1) 85% consideraram as aulas que tiveram como de dança, reconhecendo a riqueza desta linguagem e suas várias modalidades, não se restringindo às danças midiáticas que geralmente conhecem - principalmente Balé e Hip-Hop; (2) 53% responderam que o projeto mudou sua visão de dança, indicando a importância de se desenvolver propostas que foquem na educação para a dança na escola; (3) 38% perceberam que sua visão sobre apresentações de dança foi modificada, o que a princípio parece contradizer o resultado anterior. Porém, deve-se considerar que a educação estética é um processo que demanda longo tempo – o que foi um limitador deste estudo, que foi desenvolvido por quatro meses em cada escola. Os resultados permitem concluir que por meio de metodologias artístico-investigativas diversificadas e duradouras de fruição e usufruição, pode-se ampliar a sensibilização estética para apreciação em dança. (Apoio financeiro: FAPEMIG e CNPq)

Referências

ADSHEAD-LANSDALE, Janet. (ed.). Dancing Texts: Intertextuality in interpretation. London: Dance Books, 1999.

GLESNE, C. That rare feeling: Re-presenting research through poetic transcription. Qualitative Inquiry, 3(2), p. 202-221, 1997.

KEMMIS, S.; McTAGGART, R. Participatory Action Research. In: DENZIN, N. K.; LINCONLN, Y. (Eds.) The Sage Handbook of Qualitative Research. 3th. ed. Thousand Oaks: SAGE, 2005, cap. 23.

PÊCHEUX, Michel. Language, Semantics and Ideology: Stating the obvious. London: Macmillan, 1982.

PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SARBIN, Theodore R., KITSUSE, John I. A Prologue to Constructing the Social. In: SARBIN, Theodore R. & KITSUSE, John I., eds. Constructing the Social, cap.1, p.1-18. London: Sage, 1994.

SCHUTZ, Paul A., CHAMBLESS, B. Courtney, & DECUIR, Jessica T.. Multimethods Research. In DEMARRAIS, Kathleen & LAPAN, Stephen D., Foundations for Research Methods of Inquiry in Education and the Social Sciences, p. 267-281. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publichers, 2004.

STURKEN, Marita, CARTWRIGHT, Lisa. Practices of Looking. Oxford: Oxford University Press, 2003.

VAN MANEN, Max. Researching Lived Experience: Human Science for an Action Sensitive Pedagogy. Toronto: Transcontinental Printing Inc., 1997.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações