Onde se desenha um par de asas: percurso criador em teatro

  • Célida Salume Mendonça

Resumo

O percurso criador de construção do texto teatral Onde se Desenha um Par de Asas
foi desenvolvido em caráter extracurricular com alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFBA. A intersecção entre materialidade e pré-texto no processo coletivo de criação constitui o foco de investigação deste trabalho. Como ponto de partida os textos História de Gentes e Anjos de Lya Luft e Anotações sobre um Amor Urbano de Caio Fernando de Abreu. Leveza, uma das seis propostas para o novo milênio a partir do olhar de Ítalo Calvino, é tomada como princípio na escolha da materialidade oferecida para interagir com os atuantes envolvidos no processo de criação teatral, uma presença ativa que os ajuda a reagir. O percurso de experimentação dialoga ainda com a Teoria da Formatividade proposta por Pareyson como processo inventivo direcionado intuitivamente pelo professor de teatro. O processo constituise fundamentalmente de exercícios e jogos - uma interpretação produtiva da matéria artística na fase de preparação, estudo e pesquisa. O exercício é tomado como parte integrante do processo artístico, assim como os jogos de apropriação do texto. São esses procedimentos que inventam no decorrer da operação o modo de fazer, o como as imagens se cruzam e as escolhas a serem feitas, conduzindo do texto de ficção à realização da cena.

Referências

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2003.

LECOQ, Jacques. «Le mime, art du mouvement» [O mimo, arte do movimento]. In Le théâtre du geste. Mimes et acteurs [O teatro do gesto. Mimos e atores]. Sous la direction de

Jacques Lecoq [sob a direção de Jacques Lecoq]. Paris : Bordas, 1987. (Spectacles) — Tradução e notas de José Ronaldo FALEIRO.

LUFT, Lya. “História de Gentes e Anjos”. In: STRAUSZ, Rosa Amanda. (org.) Treze dos melhores contos de amor da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

MORETTI, Maria de Fátima. Encanta o objeto em Kantor. Florianópolis, 2003. f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina.

PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva: CAPES-SP: Fapesp-SP, 2005.