Considerações sobre a dimensão acústica nas aulas de teatro em contextos escolares

  • César Lignelli

Resumo

A dimensão acústica da cena constituída pelas esferas da palavra, da música, do
entorno acústico e da organização dessas esferas em um tempo/espaço específico no âmbito de 360º, têm sido o ponto de partida para a formação de atores e resultados estéticos vinculados ao grupo de pesquisa Vocalidade & Cena – UnB/UFU, cadastrado no CNPq desde 2003. Esse texto visa problematizar, de forma genérica, questões associadas à produção, reprodução e representação de sentido a partir do lugar que ocupa e que pode vir a ocupar a dimensão acústica e suas respectivas esferas em contextos educacionais contemporâneos. A perspectiva adotada envolve a definição e a possível aplicabilidade dos conceitos de dimensão acústica da cena desenvolvidos pelo grupo em contextos escolares, visando amplificar a efetividade de relações de ensino/aprendizagem/resultado estético a partir de uma maior consciência e conseqüente uso diferenciado das possibilidades acústicas. Assim, essa proposta configura-se como uma possível alternativa metodológica de pesquisa acadêmica em teatro sobre os processos coletivos, também, em contextos educacionais.

Referências

DAVINI, Silvia. Cartografías de la voz en el teatro contemporáneo: el caso de Buenos Aires a fines del siglo XX. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes, 2007.

_____. O lado épico da cena ou a ética da palavra. Os trabalhos e os dias das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações. Anais / IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, Sete Letras, 2006.

LIGNELLI, César. Direito de ir... ou...vir. Cinema e educação: um espaço em aberto. Ano XIX – Nº 4 – 2009 - ISSN 1982 - 0283

http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo

_____. Sonoplastia e/ou Entorno Acústico, seu lugar na cena teatral. Criação e Reflexão Crítica. V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas: Belo Horizonte, 2008. http://www.portalabrace.org/vcongresso/textosterritorios.html

_____. A Produção de Sentido a partir da Dimensão Acústica da Cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, 2007.

MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.