A estética política do teatro do oprimido: uma metodologia de formação docente?

  • Cilene Nascimento Canda

Resumo

O Objeto desta pesquisa de doutorado, em desenvolvimento no Programa de Pós-
Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, consiste na busca de compreensão sobre as dimensões estética e política da formação de professores de teatro dessa instituição, por meio da metodologia do Teatro do Oprimido. Tal referencial teórico-prático constitui-se em um arsenal teatral capaz de estimular a atuação efetiva do espectador da obra teatral apresentada, em consonância com as ações de busca por resoluções viáveis, por meio do diálogo, para as questões de opressão e injustiça social. Além disso, os jogos que compõem o Teatro do Oprimido têm por finalidade aguçar a imaginação, os sentidos e a capacidade de ver a realidade e posicionar-se diante dela, de modo crítico, político e coletivo. No âmbito desta pesquisa, emergem os seguintes questionamentos: qual a contribuição do Teatro do Oprimido no processo de integração entre a apreciação estética e a participação política de estudantes de Licenciatura em Teatro? Quais as peculiaridades do Teatro do Oprimido, como metodologia de formação docente? Com isso, pretende-se construir
uma reflexão acerca da prática teatral e a abordagem teórica do Teatro do Oprimido, como perspectiva para a formação inicial do professor de teatro. Para tratar destas questões, será utilizado o seguinte referencial teórico: Augusto Boal (2005), Paulo Freire (1996), Bertold Brecht (1992), Georg Luckács (1982), Karl Marx (1989), Ingrid Koudela (2004), dentre outros. Visa-se, portanto, a fomentar uma discussão teórica acerca da construção de uma metodologia de formação de professores, tendo como perspectiva a constituição investigativa de uma estética política.

Referências

BOAL. Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

_____. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FOCAULT, Michel. Vigiar e Punir, Nascimento da Prisão. Trad: Raquel Ramalhete. Vozes, 29ª ed. Petrópolis, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo : Paz e Terra, 1996.

LUKÁCS, Georg. Estética 1-La peculiaridad de lo estético, 4 v. Barcelona: Grijaldo, 1982.

VALVERDE, Monclar. Estética da comunicação: sentido, forma e valor nas cenas da cultura. Salvador: Quarteto Editora, 2007.