A música-gestus no cortejo fúnebre de Esta noite Mãe Coragem

  • Davi de Oliveira Pinto

Resumo

O conceito de gestus social apresenta desdobramentos na obra teórica de Brecht,
entre eles, a problematização da função da música no espetáculo teatral, sintetizada no termo música-gestus. A partir deste conceito, analisa-se a construção do sentido cênico em uma cena do espetáculo teatral Esta noite Mãe Coragem (Belo Horizonte, 2007), uma realização da Cia ZAP 18, com direção de Cida Falabella, dramaturgia de Antonio Hildebrando e direção musical de Maurilio Rocha. Autores como Walter Benjamin e Roland Barthes fazem parte das referências utilizadas para balizar o processo de reflexão acerca das operações realizadas pela encenação, a qual, nessa cena específica, condensa elementos da trilha musical num complexo significativo que se destaca pela riqueza expressiva e pela abertura a múltiplas interpretações. Procedimentos como a auto-citação musical, a sobreposição polifônica de canções, o contraste simultâneo de sentidos verbais, o contraponto interno entre letra e música, a tensão dialética de elementos sonoros e visuais que se atritam cenicamente e a autonomia da imagem cênica em relação à música promovem a constituição de um movimento fértil na produção do sentidoda cena. Na análise desenvolvida, afigura-se o conceito de música-gestus como uma produtiva ferramenta conceitual, auxiliando o analista a deslindar diferentes camadas de significação cênica, configuradas nesse fragmento em particular e ampliando a compreensão das estratégias criativas utilizadas para concretizar o discurso do espetáculo em sua poética singular. Evidenciam-se, desse modo, os caminhos percorridos na cena focalizada, a qual se estabelece em sintonia com um projeto de crítica social, indissoluvelmente ligado a uma elaboração formal, ambos marcas inconfundíveis de toda a produção teórica, dramatúrgica e cênica de Bertolt Brecht.

Referências

BARTHES, Roland. Escritos sobre teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas – Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 1967.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 2008 [1996].

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PINTO, Davi de Oliveira; ROCHA, Maurilio Andrade (orientador). A Música-Gestus nos espetáculos Esta Noite Mãe Coragem, Um Homem é Um Homem e Nossa Pequena Mahagonny (dissertação de mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2008.