O Teatro do Oprimido e suas contribuições para pensar a prática artística coletiva: Uma experiência na formação de promotoras legais populares

  • Fabiane Tejada da Silveira

Resumo

Esta pesquisa foi realizada no Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e
Assessoria (CECA)-ONG- São Leopoldo-RS, espaço de educação não-formal que tem como objetivo principal capacitar mulheres para ações de prevenção à violência e defesa de direitos humanos em favor dos setores marginalizados da população, especialmente mulheres e meninas; e fortalecer as mulheres para assumirem seu projeto de vida e qualificar sua intervenção nas políticas públicas (CECA 2003). O trabalho com enfoque metodológico qualitativo de cunho interpretativo desenvolveu-se em três etapas: na primeira etapa aconteceram oficinas com Técnicas do Teatro do Oprimido para as mulheres em capacitação no CECA, na segunda, houve um movimento de reflexão com essas mulheres, sobre as cenas desenvolvidas durante as oficinas e suas implicações na leitura da realidade constituída a partir da prática artística coletiva. No terceiro e último momento da pesquisa, passou-se à interpretação dos dois momentos anteriores, com o intuito de analisar qual foi a contribuição que os jogos realizados ofereceram à formação das Promotoras Legais Populares. O aporte teórico da pesquisa está fundamentado na perspectiva dialógica Freireana como eixo para compreensão do jogo cênico como reflexão coletiva sobre a realidade. Embasamos as atividades das oficinas nas concepções sobre teatro de Augusto Boal (Teatro do Oprimido).

Referências

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, Rio de Janeiro, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 2 ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.

_____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20ª.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GHIGGI, Gomercindo. A Pedagogia da autoridade a serviço da liberdade: diálogos com Paulo Freire e professores em formação. Pelotas: Seiva, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1998.

SILVEIRA, Fabiane T. O Jogo Teatral na Construção de Sujeitos. São Leopoldo-RS.UNISINOS 2007. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2007.

STOKOE, Patrícia, HARF, Ruth. Expressão Corporal na pré-escola. São Paulo: Summus, 1987.