Procedimentos para cenas cômicas: a palavra

  • Fernando Lira Ximenes

Resumo

Esta pesquisa é uma extensão das investigações do autor, realizadas em sua tese de
doutorado em Artes Cênicas da UFBA, em que se centrou na elaboração de matrizes corporais para cenas cômicas. Nesta nova etapa de reflexão, o foco é o trabalho com as palavras exigido nessas cenas.
Inspirados nos argumentos do filósofo Francês Henri Bergson, em sua obra O riso:
ensaio sobre a significação da comicidade, são desenvolvidos com alunos do IFCE,
participantes do Grupo de Pesquisa em Comicidade, Riso e Experimentos (CRISE), exercícios de composição de matrizes vocais a partir das palavras.
Segundo Bergson, o risível se estabelece quando percebemos nos atos cotidianos um desvio no sentido de uma mecânica: o mecânico colado no vivo. Para que as palavras sejam risíveis, deve haver um certo desvio de suas intenções. O que é dito invariavelmente está carregado de um ou mais sentidos. O riso realizado a partir das palavras conduz a um raciocínio que é quebrado com o inusitado. Embora os significados das palavras e das frases sejam importantes para construção do efeito cômico, são buscadas outras formas que fogem ao conteúdo semântico das palavras.
Trabalhamos as possibilidades das estruturas do significante das palavras e das frases
de gerarem significados. Nessa perspectiva é que um intenso trabalho de composição vocal se faz necessário. Há dois caminhos sobre o trabalho da voz do ator hoje em dia: o primeiro mais praticado é o domínio da oralidade natural, mais cotidiana. Outro, propagado por teóricos como Artaud, Grotowski, Eugenio Barba, trata da voz não como uma representação mimética da palavra, mas como fonte geradora de significados, em que os elementos signos da composição vocal possam gerar a partir do próprio significante, novos significados. A dicção e articulação são elementos que ajudam o ator em se fazer compreender e modificar sua forma de expressão vocal.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Orgs.). A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/ UNICAMP, 1996.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral. São Paulo: Annablume, 2000.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

KEISERMAN, Nara Waldemar. Caminho Pedagógico para Formação do Ator Narrador. Tese submetida ao programa de Pós Graduação em Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor, Rio de Janeiro, 2004

XIMENES, Fernando Lira. O ator risível: Procedimentos para as cenas cômicas. Tese submetida ao programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor, Bahia, 2008.