Contribuições da encenadora-pedagoga Beth Lopes para a formulação de um projeto pedagógico para um ator-performativo

  • Fernando Marcos Rodrigues

Resumo

O Teatro Contemporâneo apresenta características peculiares que tem influenciado e
modificado a visão do ator sobre seu trabalho e os processos pedagógicos de sua formação. A ênfase na ideia de performatividade, em oposição à ideia de representação, como aponta a importante teórica canadense Josette Féral, indica os elementos cruciais para compreendermos as novas exigências da cena contemporânea para o ator. Féral aponta como características centrais desse processo a primazia do instante presente da ação ou atividade do ator, da sobreposição do acontecimento cênico em relação à apresentação de uma ficção; a proeminência da figura do performer e de suas potencialidades corporais e imaginativas em oposição à personagem; a fragmentação e simultaneidade de narrativas como fator de
implosão do enredo narrativo; a criação de signos instáveis que geram sentidos deslizantes. Essas novas características devem ser avaliadas e absorvidas como fonte de novos estímulos para a formulação de projetos pedagógicos que procurem estar em consonância com as importantes questões que o Teatro Contemporâneo tem apresentado. O seguinte trabalho analisa a importante contribuição que a Encenadora-pedagoga Beth Lopes tem oferecido através de seu processo pedagógico que realiza junto aos alunos de interpretação do Depto. de Artes Cênicas da USP. Sua ênfase na criação de um discurso corporal autônomo em relação ao texto, da elaboração de signos e significados ambíguos e paradoxais e sua ênfase na memória do ator como fonte para a produção de cenas colocam sua proposta claramente dentro das proposições da cena contemporânea e oferece um modelo pedagógico importante para o ator contemporâneo. Essa contribuição será analisada a partir da perspectiva de um teatro performativo, conceito elaborado e desenvolvido pela Prof.ª Josette Feral.

Referências

AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo. Ed. Perspectiva. 2004.

BARBA, E. e SAVARESE, N. A Arte Secreta do Ator. São Paulo/Campinas: Hucitec, Ed. da Unicamp, 1995.

BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2002.

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator – da Técnica à Representação. São Paulo/Campinas: Hucitec, Ed. da Unicamp, 2001.

MACHADO, Sônia. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva. 2004

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade. Revista Sala Preta. Nº 8

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. Tradução de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2003.

GUINSBURG, J. Stanislávski, Meierhold & Cia. São Paulo, Ed. Perspectiva, 2001.

MORAES, Sumaya Mattar. Aprender a ouvir o som das águas: o projeto poético-pedagógico do professor de arte. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2002.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva,1999.

ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico. São Paulo. Perspectiva. 2005