O vôo sobre o oceano, de Bertolt Brecht: elementos dramáticos para uma poética da cena

  • Francimara Nogueira Teixeira

Resumo

Esse artigo faz parte da pesquisa que venho desenvolvendo sobre as peças didáticas
de Bertolt Brecht, em que analiso princípios de encenação nessa tipologia dramática através da revisão do conceito de modelo de ação. Aqui me detenho sobre a peça O vôo sobre o oceano e os procedimentos metodológicos surgidos da atividade de apropriação e criação cênica com alunos. Os resultados cênicos foram bastante distintos, alguns grupos de alunos optaram por refazer a estrutura dramática de forma mais reduzida, outros por trabalhar os discursos do aviador e alguns, ainda, por um exercício mais formal, abstraindo a palavra falada e realizando imagens cênicas ancoradas nas dimensões da competição, da disputa, do jogo entre iguais. As atividades prévias de leitura e discussão deram sustentação critica à apropriação e criação, já que trabalhamos amplamente as interfaces contemporâneas entre drama e teatro, performance e teatro, interpretação e re-presentação (Lehmann, Müller, Ramos, Szondi, Koudela). Os modelos de ação indicados nesse texto receberam os mais
diversos tratamentos, com foco especial na decomposição do diálogo, dando ao gesto um lugar de destaque e uma responsabilidade ainda maior de condensar em si a consciência da representação. A partir dessa pratica, pudemos refletir sobre os modos de produção da cena no trabalho com as peças didáticas, pelo seu caráter formativo, sua estrutura dramática aberta e as possibilidades diversas do uso do espaço, do tempo e da própria noção de ação, quando refuncionalizados. As peças didáticas são peças abertas ao jogo, revelando que a investigação dessa potencialidade aponta para a necessidade de examinar e experimentar esses textos na perspectiva de uma poética da cena.

Referências

BARTHES, R. Escritos sobre teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BORNHEIM, G.Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal Editora, 1992.

BRECHT, B. Atitude do diretor (dentro do método indutivo). Revista Vintém: Companhia do Latão. São Paulo, n°6, p. 31-32, 1º semestre de 2007.

____. Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brandão, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

____. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GALIZIA, L. R. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.

LEHMANN, H-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

RAMOS, L.F.Pós-dramático ou a poética da cena. In: GUINSBURG, J; FERNANDES, S

(orgs.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ROUBINE, J-J. Introdução às grandes teorias do teatro. São Paulo: Jorge Zahar, 2003.

SZONDI, P. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify, 2001.