Teatro e universidade em discurso

  • Jean Carlos Gonçalves

Resumo

Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa Linguagem e Educação, da
Universidade Federal do Paraná, tem como objetivo compreender a prática teatral no ambiente acadêmico, a partir dos enunciados dos alunos do curso de Teatro-Interpretação da Universidade Regional de Blumenau/SC, registrados nos relatórios/memoriais da disciplina Prática de Montagem III, em forma de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O corpus de análise é constituído pela materialidade lingüística presente nos relatórios/memoriais dos anos de 2007 e 2008. Chegou-se a esse corpus ao se constatar que, mesmo que o curso exista desde 1994, somente em 2007 os trabalhos finais passam a ter as características de TCC, com banca de apresentação. Essa delimitação justificada-se, pois na pesquisa qualitativa é interessante considerar a esfera social na qual os enunciados são produzidos, visto que a autoria e a enunciação perpassam necessariamente as condições de produção discursiva. A metodologia de análise é feita a partir dos estudos da linguagem na perspectiva do Círculo de Bakhtin. Os enunciados apontam para o ensino do teatro na universidade como uma prática dialógica, na qual os papéis de professor/aluno e diretor/ator são alternados, levando os sujeitos participantes da organização cênica a interagir em um espaço permeado pela alteridade e pela heteroglossia. Nesse ambiente, a interdisciplinaridade também é alvo de reflexão, pois permite uma discussão em torno das vozes sociais que constituem a criação de um espetáculo. Os múltiplos sentidos sinalizados ainda sugerem a investigação das forças centrípetas e centrífugas que circulam nas relações de grupo que perpassam a montagem teatral universitária.

Referências

BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV,V.N.) Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem.São Paulo: Hucitec, 2004.

BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

MARQUES, M. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. Ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

CASTRO, G. PICANÇO, D. Dos parcos resultados da Educação Linguística no Brasil e da importância das relações entre sujeito e linguagem. In: SCHMIDT, M.et alli. Diálogos e perspectivas de investigação. Ijuí: UNIJUÍ, 2008.