Autonomia do ensino de teatro: uma abordagem dialética

  • João Pedro Alcantara Gil

Resumo

O presente trabalho se propõe a discutir a pesquisa O Ensino de Teatro: Bases Teóricas e Práticas Educativas Transformadoras, desenvolvida no Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de procedimentos metodológicos documentais, bibliográficos, como os autores da Teoria Crítica, entre eles Adorno e Horkheimer, e empíricos, busca-se dialogar sobre um projeto pedagógico prático-reflexivo que possibilite a construção de um conhecimento autônomo do teatro, produto do esclarecimento e da emancipação. A investigação avança à medida que mais elementos são incorporados, como reformas curriculares e, mais recentemente, a criação do Referencial de Teatro para os Cursos de Graduação, proposta em encontro da SESU/MEC. Pergunta-se: a autonomização do teatro levará a especialização e ao isolamento, típicos da divisão social do trabalho, ou oportunizará novos processos de criação cênica? As repercussões desta pesquisa são encontradas em diferentes campos da atividade acadêmica e nas comunidades onde estão inseridas as práticas educativas. Diante da multiplicidade da cena contemporânea, em que o teatro de rua e Performance se legitimam nos espaços urbanos, constata-se cada vez mais que o ensino de teatro exige uma alternativa metodológica de autonomia diante do contexto da arte e da educação brasileiras.

Referências

BAUMANN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2001.

ELKONIN, Daniil B. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

GIL, João Pedro Alcantara Gil. Para Além do Jogo. (Tese de Doutorado) UFSM/UNICAMP, 1999.

HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 1993.

VASCONCELLOS, Luis Paulo. Dicionário de Teatro. Porto Alegre, LPM, 1987.