A mestra aprendiz

  • José Batista Dal Farra Martins

Resumo

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. O mote
de Guimarães Rosa sintetiza um princípio pedagógico e poético de Myrian Muniz
(1931-2004), atriz, professora e diretora, mulher-de-teatro, com quem, durante vinte
anos, convivi, aprendi e trabalhei, atuando em diversos papéis, no espectro das
especificidades do fazer teatral: compositor, sonoplasta, professor, assistente de
direção, diretor, iluminador, dramaturgo, ator. Myrian era pedagoga em tempo
integral, mestra de um teatro peripatético, ou, na sua expressão, voador. Neste
período, acumularam-se apontamentos, roteiros, trilhas, gravações e vídeos, que
serviram de material para uma reflexão sobre princípios e procedimentos teatrais de
Myrian Muniz, partindo-se da relação de aprendiz estabelecida com ela. Em 1998, a
pesquisadora Maria Thereza Vargas organizou o “Giramundo – Myrian Muniz: o
percurso de uma atriz” (São Paulo: Editora Hucitec Ltda.), em que, por meio de textos
e depoimentos de diversos parceiros seus em diferentes épocas, se historia sua
formação, num “fascinante e revelador passeio por essa trajetória humana e artística”,
como afirma Fernando Peixoto, na orelha do livro. Este artigo deseja contribuir para
complementar estas visões da artista, com um mergulho nas estruturas poéticas e
pedagógicas para o ator, abordando-se temas como o sagrado e o profano, a arte como mercadoria e os jogos entre corpo, voz, palavra e improviso.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa: Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação Nº. 19. Rio de Janeiro: ANPEd, 2002.

BROOK, Peter: O Teatro e seu Espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.

LINKLATER, Kristin: Freeing the natural voice. New York: Drama Book Specialists, 1976.

VARGAS, Maria Thereza (org.): Myrian Muniz: o percurso de uma atriz. São Paulo: Editora Hucitec Ltda., 1998.