O espaço público urbano como indutor de jogo

  • Liliane Ferreira Mundim

Resumo

A partir do experimento com as diferentes práticas de Jogos Teatrais na
disciplina Metodologia Do Ensino do Teatro II, surgiram desdobramentos que
desencadearam no uso do espaço público urbano, como espaço indutor de jogo.
No decorrer do processo, ao utilizarmos o espaço do entorno da Universidade,
especificamente a Praça General Tibúrcio e a Praia Vermelha (URCA – RJ) como áreas
de jogo foram sendo criadas novas propostas que nos motivaram a uma permanente
discussão e investigação sobre sua multiplicidade.
Nesse sentido, os experimentos com os Jogos Teatrais foram se mesclando e se
interrelacionando ao uso desse espaço, que se tornou o foco de atuação, experimentação e investigação.
A pesquisa vem sendo assim denominada: O ESPAÇO PÚBLICO URBANO COMO
INDUTOR DE JOGO e os possíveis desdobramentos desse espaço, como categoria
recorrente e interdisciplinar; conceito; palco e /ou espaço de platéia; espaço real e /ou
imaginário; possibilidade de apropriação e uso; facilitador da interrelação e da interação
com as diferentes coisas e pessoas que circulam pelo espaço público;provocador de
intervenção, de estranhamento, de transformação, de ocupação, de invasão,
etc;instigador de discussão de conceitos como: arte – loucura – tensão – modificação,
metamorfose a partir dos experimentos no espaço público, dentre outras questões.
Esse trabalho vem sendo construído e reconstruído a cada semestre, por turmas
diferentes, como também registrado através de material visual e escrito.
A partir desse processo, pensamos em criar um Centro de Estudos que visa a aprofundar essa investigação e promover outros diálogos inter e transdisciplinares, no sentido de ampliarmos as possibilidades do fazer do jogo teatral e suas possíveis conexões e devires.

Referências

BULHÕES, Marcos. Encenação em Jogo. São Paulo: Hucitec, 2004.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck e MALEQUE, Miria Roseira. Espaço e Cidade – conceitos e leituras. RJ: 7 Letras, 2007.

RYNGAERT, Jean Pierre. Jogar, Representar. SP: COSACNAIFY, 2009.