Pedagogia e mímesis corpórea: encontros e desencontros

  • Lúcia de Fátima Royes Nunes

Resumo

Neste estudo pretendo expor acerca da metodologia utilizada na Disciplina de
Jogo Teatral II, no primeiro semestre de 2009, no Curso de Pedagogia Diurno da
Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Tendo como foco principal a área de atuação dos futuros pedagogos, os quais atuarão na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, período esse compreendido dos zero aos nove
anos, houve a possibilidade de lançar uma proposta metodológica que abarcasse a
referida área de atuação dos Acadêmicos do Curso, como também algo que abrangesse a área de Teatro-Educação.
Nesse sentido registrarei os conflitos, os anseios, os questionamentos, os encontrosdesencontros
e um fazer coletivo que não prima pelo ensino de teatro como uma
ferramenta capaz de contemplar conteúdos a serem trabalhados nas Escolas. Aqui o
pretendido é justamente o pensar Teatro na Educação como esforço de um trabalho
coletivo, onde a premissa está calcada nas novas possibilidades metodológicas como
processo de apropriação da linguagem cênica. Como referências norteadoras do
presente serão consultadas bibliografias que tem os seguintes autores: Gil (1991, 1999),
Koudela (1998), Mello (1994), Nunes (2003), Spolin (1979), estes muito contribuem
com a minha práxis pedagógica como Docente num Curso que não visa a formação do
Licenciado em Artes Cênicas.
Por fim trarei os resultados desse experimento como uma possível discussão com os
meus pares acerca desse universo tão grandioso chamado Teatro-Educação, ao qual
muito apraz a minha prática solitária aqui nessa Instituição de Ensino Superior.

Referências

BURNIER, Luis Otávio. A Arte de Ator: Da Técnica a Representação. Campinas, S.P., Editora da Unicamp, 2000.

CORRÊA, Guilherme Carlos. Educação, Comunicação e Anarquia: Procedências da Sociedade de Controle no Brasil. São Paulo. S. P.:Cortez: 2006

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: História da Violência nas Prisões Petrópolis, R.J.,: Vozes, 1987

GIL, João Pedro de Alcântara, Para Além do Jogo. Tese de Doutorado UFSM: Sant Maria, R.S.,1999.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1998.

___Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva,1999.

NUNES, Lúcia de Fátima Royes. Álbum de Familia: História de Vida de Olga Reverbel. UFSM: Santa Maria, R.S., Dissertação de Mestrado, 2003.

PASSETTI, Edson & AUGUSTO, Acácio. ANARQUISMOS E EDUCAÇÃO. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2008.

SPOLIN, Viola. IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO. São Paulo: Perspectiva, 1979.