Uma atuação para Mistério Bufo: o processo criativo como procedimento de formação

  • Marcos Francisco Nery Ferreira

Resumo

Este artigo pretende analisar os procedimentos adotados para constituição de uma
atuação específica solicitada no processo de criação de “Mistério Bufo”, texto original de
Vladimir Maiakóvski. Esse espetáculo conta com a direção de Fabio Ferreira e Cláudio Baltar, além de um elenco formado por dezesseis intérpretes com formação bastante heterogênea – atores, bailarinos e circenses – e cinco preparadores de técnicas diversas. A referida encenação, em andamento na cidade do Rio de Janeiro, é parte da pesquisa de campo que desenvolvo no mestrado intitulado: O treinamento circense como procedimento técnico e expressivo para o trabalho corporal do ator, sob orientação do Prof. Dr. Mário Fernando Bolognesi e co-orientação da Prof. Dra. Maria Thais Lima Santos.
Como oferecer ao ator contemporâneo os meios necessários para atender às
solicitações da composição do espetáculo? Como constituir um determinado vocabulário
expressivo durante o processo de criação? Essas perguntas serão abordadas no artigo sob a óptica do conceito de operacionalidade, que define as técnicas do corpo no teatro: quando algum intérprete atua num determinado tipo de teatro, busca meios para adquirir desempenhos específicos. Observa-se, portanto, no próprio corpo, o surgimento de técnica particular consolidando uma forte presença cênica, vinculada a uma expressividade baseada no movimento.
Desta maneira, os procedimentos de trabalho adotados durante o processo criativo de
Mistério Bufo, visam primeiro à formação de seus intérpretes para uma determinada
linguagem exigida pela própria encenação. O resultado disso é uma composição baseada numa forte expressão cênica.

Referências

FERRACINI, Renato. Ação física: afeto e ética. In: II JORNADA LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS TEATRAIS, 2., 2009, Florianópolis. Anais da II Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais. Florianópolis: Centro de Artes da UDESC, 2009. 12 p. CDROOM

MEICHES, Mauro e FERNANDES, Silva. Sobre o trabalho do ator. São Paulo: Perspectiva, 1988.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2005.