Infância em cena: Fenomenologia de Merleau-Ponty, descrição, análise e criação teatral

  • Marina Marcondes Machado

Resumo

Esta comunicação apresentará parte da pesquisa de pós-doutoramento (ECAUSP)
Territórios do Brincar. Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Pedagogia
do Teatro e pretende criar uma dramaturgia que revele a temporalidade da criança pequena.
Noções sobre a primeira infância e a criança tal como elaboradas pelo filósofo Merleau-
Ponty em seus Cursos na Sorbonne revelam-se lentes fenomenológicas para olhar “cenas de rua”, observadas pela autora na primeira etapa da pesquisa. Por meio de descrições de situações relacionais entre adultos e crianças e análise a partir dos existenciais corporalidade, outridade e mundaneidade, as cenas cotidianas da cidade de São Paulo transformam-se em matéria-prima para pensar as relações adulto-criança, especialmente no que concerne a estruturas de poder e às semelhanças e diferenças entre adultos e crianças em seus modos de ver e viver o tempo. A mesma matéria-prima descritiva, já lapidada pela análise fenomenológica, é ingrediente para elaboração da dramaturgia em processo, segunda etapa da pesquisa em curso.

Referências

BACHELARD. G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

LEHMANN, H-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

MACHADO, M. M. Cacos de infância/ Teatro da solidão compartilhada. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2004.

MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne – resumo de cursos: filosofia e linguagem. Campinas: Papirus, 1990a.

_____. Merleau-Ponty na Sorbonne – resumo de cursos: psicossociologia e filosofia. Campinas: Papirus, 1990b.

SCHECHNER, R. Between theater and anthropology. Pennsylvania: Pennsylvania Press, 1985.

WINNICOTT, D. W. Playing and Reality. New York: Routledge, 1994.