Entre arte contemporânea e processos de criação cênica na escola

  • Mônica Torres Bonatto

Resumo

O texto Percursos entre arte contemporânea e processos de criação cênica na escola
é fruto de minha pesquisa de mestrado, que investigou as relações estabelecidas entre práticas cênicas desenvolvidas no ambiente escolar e procedimentos característicos da produção artística contemporânea. Elementos da minha trajetória como professora de teatro estiveram no centro vital da pesquisa, ancorada na análise do trabalho realizado junto às turmas que cursaram a quarta série do Ensino Fundamental em 2006 na Escola Projeto, uma Instituição da Rede Privada de Ensino da cidade Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo se desdobrou a partir de três eventos - uma performance do artista Elcio Rossini e duas intervenções urbanas elaboradas pelas crianças - documentados através de diários de aula, vídeos e fotografias. No decorrer da pesquisa tornou-se mais forte meu interesse sobre os significados atribuídos ao trabalho pelas crianças que dele participaram. Tais impressões foram acessadas por meio de depoimentos concedidos por oito ex-alunos da Escola, em entrevistas realizadas no ano de 2008. O projeto desenvolvido na época teve entre suas principais marcas o caráter processual, a radicalização da experiência de criar coletivamente, as aproximações com elementos presentes na denominada cena pós-dramática, a preocupação com o “lugar” do espectador na cena contemporânea, o trânsito entre diferentes formas de expressão artística e a reflexão sobre o próprio processo criativo. As rotas traçadas ao longo da investigação apoiaram-se nas noções de performance e intervenção urbana, sem, no entanto, restringirem-se a elas. Ao propor uma reflexão sobre algumas questões motivadoras do trabalho, estabelecendo relações entre propostas desenvolvidas na escola e alguns conceitos presentes em investigações cênicas contemporâneas, o estudo se insere no debate sobre a presença do fazer teatral nas instituições escolares em geral.

Referências

BONATTO, Mônica Torres. Juntoudeunisso: Percursos entre arte contemporânea e processos de criação cênica na escola. Porto Alegre: UFRGS/PPGAC, 2009. (Dissertação de Mestrado)

COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2006.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ROSSINI, Elcio. Objetos para Ação. Porto Alegre: UFRGS/PPGAV, 2005. (Dissertação de Mestrado).