A paisagem sonora em práticas teatrais na escola: voz e escuta

  • Raquel Guerra

Resumo

Neste artigo proponho uma revisão de jogos e propostas para o teatro na escola
que possibilitam a pesquisa da voz e do entorno sonoro no qual ela se propaga. Dentre
as sugestões descritas na literatura pesquisada, saliento os jogos de rádio e a
composição de atmosferas/paisagem sonora. Por meio destas abordagens é possível
salientar o ato da escuta, fator necessário, a meu ver, para o desenvolvimento de
pesquisas com a voz no contexto escolar.

Referências

BARTHES, Roland de. O óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990

CINTRA, Fábio. Voz e musicalidade na formação do ator. SALA PRETA, Revista de Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo, n° 7, 2007.

NEELANDS, Jonothan. Structuring Drama Work. Cambrige: Cambridge University Press, 1990.

REDMAN, Geoff & LAMONT, Gordon. Drama. London: BBC Education, 1994.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SPRITZER, SPRITZER, Mirna. O ator e o rádio. IV Encontro do Núcleo de Pesquisas INTERCOM. NP06.