O ensino do teatro na educação não-formal: contribuições para a formação inicial do professor de teatro

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo

Resumo

Tendo em vista as proposições contemporâneas para a criação teatral que buscam
problematizar/modificar as relações dos coletivos, da linguagem e da formação do artista cênico, trazemos como questão a formação inicial do professor de teatro dada no convívio com experiências significativas do ensino teatral na educação não-formal. Para tanto, iniciamos um diálogo com professores-artistas das seguintes Instituições: Atelier de Artes Integradas (Itabirito/MG) e Associação Crepúsculo (Belo Horizonte/MG).
O Atelier de Artes Integradas é um Projeto da Prefeitura Municipal de Itabirito que
mantém oficinas (para crianças, adolescentes e adultos – iniciantes e de aprofundamento) especializas em teatro com professores-artistas que desenvolvem a linguagem teatral, propondo também a apreciação de peças levadas à comunidade local, trazendo grande impacto à pequena cidade mineira, desde o ano de 2004.
A Associação Crepúsculo é uma ONG de Educação Inclusiva e mantém um grupo
teatral composto por adolescentes portadores de Síndrome de Down, coordenados por um professor de teatro/bacharel em Direção Teatral.
Assim, professores de teatro dessas duas Instituições realizaram palestras para nossos
alunos de graduação em Teatro da UFMG, expondo o modo como tem se dado o ensino teatral em suas respectivas localidades, buscando tecer reflexões sobre o trabalho do artista-docente, conjugando sua prática artística com sua prática pedagógica e trazendo subsídios para um alargamento das propostas para o ensino do teatro na educação regular.
A partir dessas questões, temos refletido sobre a importância do ensino especializado
em teatro que se dá na educação não-formal e como podemos nos apropriar de elementos metodológicos realizados nesses projetos. Pretendemos, dessa forma, contribuir para uma educação teatral na escola formal que esteja em sintonia com práticas contemporâneas de criação e permita ao professor desenvolver seus projetos artísticos também na escola.

Referências

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3ªed. SP: Cortez, 2005.

SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes et.all. Visões singulares, conversas plurais. São Paulo: Itaú Cultural, 2007 (Rumos Educação Cultura e Arte, v.3).

VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. SP: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.