Ensaio para um mergulho lúdico na comicidade

  • Rosimeire Gonçalves Santos

Resumo

Esboço inicial dos caminhos do projeto de pesquisa docente Matrizes lúdicas do
cômico, apresentado ao curso de Teatro da UFU, no primeiro período de 2009. A pesquisa tem como primeiro traço o estudo teórico e prático da improvisação teatral baseada nos princípios dos theater games (SPOLIN, 1977) e do jeu dramatique (PUPO, 1995; RYNGAERT, 1977;RYNGAERT, 2009), visando à apropriação cômica da ludicidade dessas práticas teatrais para fundamentar a criação de gags.
O objeto de estudo se subdivide entre o ponto anterior e a análise de gags de grandes
atores de teatro e cinema, especialmente do cinema mudo. O objetivo dessa unidade é
observar os recursos cômicos mobilizados por eles, aliar esse estudo à improvisação com jogos, criar repertório próprio dos estudantes e impulsionar seus trabalhos de interpretação cômica.
As bases teóricas para esse momento da pesquisa são, além da teoria dos jogos já
citada, os ensaios de Henri Bergson sobre o cômico (BERGSON, 2007), o de Pirandello sobre o humorismo (GUINSBURG, 1999), o Manual Mínimo do Ator, de Dario Fo (FO, 2004), e o livro publicado por Neide Veneziano a respeito desse cômico italiano: A Cena de Dario Fo. (VENEZIANO, 2002).
A pergunta atual é se propostas de jogos teatrais ou de jogos dramáticos na linha
francesa poderiam servir como ferramentas para o jogo cômico. Um desdobramento provável dessa questão é buscar identificar no jogo cômico de atores consagrados, características do trabalho de ator que se aproximem dessas práticas de jogos e treiná-las no contexto da preparação de jovens atores.

Referências

BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 2004.

GUINSBURG, J. Pirandello. Do Teatro no Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

KOUDELA, Ingrid. Brecht, um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.

KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1988, 4ª. Ed.

MINOIS, George. H. História do riso e do escárnio. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PUPO, Maria Lucia de S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva/CAPES/FAPESP, 2005.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

SANTOS, Rosimeire. Teatralização do espaço escolar: práticas teatrais com jogos no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP. 2002. Orientadora: Profa. Dra. Maria Lucia S. B. Pupo.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais. O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 1999.

VENEZIANO, Neyde. A cena de Dario Fo: O exercício da imaginação. São Paulo: Códex, 2002.