Experiências coletivas de criação teatral na sala de aula

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos
  • Leonardo Costa Dias
  • Patrícia Cristina Schlichting

Resumo

O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com a colaboração de
alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS, no âmbito da Iniciação Científica, na condição de professores-pesquisadores, responsáveis por planejar, propor e avaliar um Laboratório de Teatro oferecido em caráter extra-classe a um grupo de jovens estudantes da 2ª Série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre. O objetivo geral do trabalho investigativo é explorar múltiplas facetas do processo de elaboração teatral, evidenciando as condições interacionista e relacional das práticas de sala de aula. No Laboratório realizam-se experiências de criação coletiva, que geram uma gama diversificada de dados (planos de aula, registros, fotos, vídeos e depoimentos), permitindo o detalhamento do seu transcurso, o que vem a constituir a base empírica à problematização do processo de conhecimento em teatro. A reflexão sobre os dados, na perspectiva de autores relacionados à pedagogia do teatro e sob intervenção de estudos da epistemologia e da neurobiologia, conduz à teorização do processo criativo dos sujeitos envolvidos, oportunizando ampliação do debate em torno da epistemologia do ato teatral. Nesse sentido, destacam-se dois enfoques concorrentes à elucidação do problema da pesquisa, tais sejam: a “visualização do processo de construção do conhecimento em teatro como um todo, que integra práticas e reflexões relativas à avaliação, à apreciação e à experiência, evidenciando a relação de complementaridade entre esses aspectos da aprendizagem em teatro”; e a compreensão do “caráter inerentemente coletivo do fazer teatral”, com destaque para o “papel do professor no favorecimento da socialização e da liberdade de expressão no processo de aprendizagem”.

Referências

BECKER, Fernando. A origem do Conhecimento e a Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Armed, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FURTH, Hans. Piaget na sala de aula. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

PIAGET, Jean. [1974a] A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1977.

_____. [1974b] Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1978.

_____. & GRÉCO, Pierre. [1959] Aprendizagem e conhecimento. Porto Alegre: Livraria Freitas Bastos, 1974.

RYNGAERT, Jean Pierre. [1985] Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

_____. [1977] O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.

SPOLIN, Viola. [1963] Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.

_____. [1985] Jogos teatrais no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 1999.