Elementos para uma possível relação entre pedagogia do teatro e processos colaborativos de criação teatral

  • Vicente Concilio

Resumo

A presente comunicação pretende esboçar possíveis eixos estruturantes para uma
abordagem da relação existente entre processos de criação teatral contemporâneos que se propõem colaborativos e a pedagogia do teatro.
O modelo de criação teatral colaborativo é compreendido aqui a partir das reflexões de Araújo (2008). Trata-se de uma cena que não nasce a partir de um texto pré-definido, uma vez que o dramaturgo participa do processo de criação junto aos atores e diretor. Os artistas partem de um tema de pesquisa e, por meio da condução do diretor e da colaboração artística dos demais integrantes, emerge uma criação cênica que relativiza a noção de autoria e oferece a todos os criadores a possibilidade de participar das diversas instâncias da criação.
A idéia da criação colaborativa, ou seja, um processo estruturado no qual as trocas de referência e de saberes estão constantemente sendo estabelecidas pelo coletivo de artistas criadores, já exibe características que a entrelaçam a um pensamento pedagógico de viés construtivista e ligado a uma concepção que dialoga com a gestão democrática do conhecimento. Dessa forma, é possível estabelecer conexões entre as características dos processos colaborativos e a pedagogia de projetos, proposta metodológica de ensino-aprendizagem cuja maior referência são as reflexões construídas pelo professor Fernando Hérnandez, da Universidade de Belas Artes de Barcelona.
Na pedagogia de projetos, a construção de conhecimento se dá a partir de perguntas elaboradas pelo grupo de estudantes, que passam a desenvolver sua pesquisa em busca de respostas à questão geradora da pesquisa. Dentro desta perspectiva, o educando constrói seu próprio percurso de construção de conhecimento, em um processo oriundo de curiosidade genuína e que consolida uma pedagogia que lança perguntas, ao invés de impor pontos de vista e professar respostas.
Assim como a pedagogia de projetos propõe uma metodologia na qual uma pergunta gera respostas construídas na busca dos estudantes, entendemos que um processo colaborativo é também um projeto construído por um grupo de artistas que também se aventuram a responder, de forma cênica, a perguntas que estimulam sua pesquisa artística. Nossa questão central aqui é entender, ao analisar o modelo colaborativo de criação, de que forma a pedagogia do teatro pode se aproximar de políticas de criação da cena teatral pertinentes às artes cênicas hoje.

Referências

CABRAL, B. A. V. O professor-artista: perspectivas teóricas e deslocamentos históricos. In: Urdimento – Revista do PPGT em Teatro da UDESC, n.10. Florianópolis, 2008.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KOUDELA, I.D. A Encenação Teatral Contemporânea como Prática Pedagógica. In: Urdimento – Revista do PPGT em Teatro da UDESC, n.10. Florianópolis, 2008.

MARTINS, M. B. Encenação em Jogo. São Paulo: Hucitec, 2004.

PUPO, M.L.S.B. Além das Dicotomias. In: Anais do Seminário Nacional de Arte e Educação, 2001, Montenegro, RS : Fundação Municipal das Artes de Montenegro, 2001. pp 31-34.

SILVA, A.C.A. “A Encenação no Coletivo: desterritorializações da função do diretor no processo colaborativo”. Tese (doutorado) – ECA-USP, SP, 2008.

VIDOR, H. B. “Drama e teatralidade: experiências com o professor no papel e o professorpersonagem e suas possibilidades para o ensino do teatro na escola”. Dissertação (mestrado) - UDESC, Florianópolis, 2008.