Quando o teatro é significativo para os adolescentes?

  • Wellington Menegaz de Paula

Resumo

O trabalho de teatro com adolescentes deve apenas se ater ao conhecimento de
questões estéticas ou ir além, formando cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres? Com base em fundamentação teórica sobre o teatro feito em contextos comunitários, analisarei uma experiência que aconteceu com vinte adolescentes que faziam parte de um projeto de teatro desenvolvido no contra-turno da E. M. Dr. Gladsen Guerra de Rezende, localizada no bairro Jardim Canaã, comunidade periférica da cidade de Uberlândia, com altos índices de violência, tráfico de drogas e exclusão social. No período analisado, de 2005 a 2007, desenvolvi juntamente com esses jovens uma pesquisa teatral que dialogou com os problemas vividos por aquela comunidade. Neste artigo, analisarei um dos processos de ensino aprendizagem que aconteceu no ano de 2007, baseado na criação coletiva de temas surgidos da realidade dos jovens do bairro Canaã. Essa experiência pedagógica baseada num processo de criação coletiva começou através da constatação de que esses adolescentes queriam falar de sua realidade através do teatro, então propiciei um espaço onde eles pudessem trazer suas histórias e de sua comunidade, logo em seguida exploramos essas narrativas por meio de jogos e improvisações, a partir de então houve a definição de dois temas, que foram o tráfico de drogas e a descoberta da sexualidade, além dos argumentos e criação dos personagens e suas respectivas funções, até se chegar ao resultado final, onde o coletivo, alunos e educador, criaram um teatro comprometido com as questões sociais daquela comunidade.

Referências

E.M.DR.GLADSEN GUERRA DE REZENDE. Proposta Político-Pedagógica da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende. 2007. Não publicado.

CAMPOS, Maria Teresa de Arruda. A adolescência inventada e os sujeitos que se inventam na participação social: capturas e rupturas. 2008. 164 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

GROPPO, Luís Antônio. Juventude: Ensaios sobre a sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro em comunidades. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso (orgs.). Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFO, 2009.