Gestão como estratégia na formação de grupos artísticos

  • Aldo Valentim

Resumo

O presente artigo discorrerá sobre a importância da gestão como ferramenta
estratégica no processo de formação e solidificação de grupos artísticos.
Na contextualização desse artigo é importante saber que em nossa análise um grupo artístico é uma empresa cultural fornecedora de serviços e produtos artísticos e percorre vários processos administrativos visando alcançar o seu objetivo até o momento em que disponibiliza o bem cultural ao público. Esses processos são conduzidos dentro de parâmetros pré-definidos pela gestão.
A gestão é um conjunto de tarefas que devem ser realizadas de forma eficaz, utilizando
satisfatoriamente os recursos do grupo a fim de atingir os objetivos pré-determinados. Faz parte da gestão a tomada de decisão, a otimização de recursos, a utilização da informação, o atendimento das demandas internas do grupo no cumprimento dos objetivos e a satisfação do público final, objetivo de sua existência.
A gestão de um grupo será, portanto, idêntica a de uma empresa, respeitando-se as
especificidades do produto e/ou serviço que oferece, nesse caso um bem artístico/ espetáculo, o mercado em que atua e o público para o qual está direcionado.
Utilizando referencias bibliográficas específicas do campo da administração, da política
cultural e das artes, bem como exemplos de gestão adotados por grupos artísticos, o artigo retratará como a gestão pode se transformar em uma importante ferramenta para a solidificação na criação e solidificação de grupos artísticos, se tornando uma aliada do potencial criativo do grupo na consolidação de sua trajetória.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações