Manifestações da cultura no corpo através do eixo Inventário no Corpo do BPI

  • Ana Carolina Lopes Melchert

Resumo

O projeto de doutorado “Incidências e modos de ocorrência da manifestação
da cultura no corpo através do desenvolvimento do eixo Inventário no Corpo do Método
BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)” vem aprofundando o eixo Inventário no Corpo,
através de sua aplicação a um grupo de alunos universitários da Unicamp, com o intuito
de verificar o grau de incidência e o modo de ocorrência dos seguintes itens: a rejeição à cultura brasileira, a manifestação desta cultura no corpo, a descoberta da “cultura
velada” e a descoberta dos “gestos vitais”.
Esta é uma pesquisa qualitativa (análise de conteúdo), na qual utilizaremos a Estrutura
do Fenômeno Situado para analisar os questionários aplicados e para os trabalhos
corporais utilizaremos a Análise de Conteúdo, dialogando com uma Análise de
Expressão, a partir da Estrutura-Física do BPI.
No Eixo Inventário no Corpo desenvolve-se a Estrutura-Física do BPI, o contato com as
sensações e percepções, o exercício do referencial interno e inúmeras atividades para a
busca de dados sobre a história cultural e social, com o intuito de auxiliar o bailarino no
desenvolvimento do inventário em seu corpo.
As questões culturais presentes nas dinâmicas de trabalho afloram um movimento de
identificação ou de estranhamento. Estes movimentos são trabalhados como
investigações pessoais. A pesquisa realizada começa a revelar-lhes dados desconhecidos da sua “cultura velada”. O desenvolvimento do processo faz com que os bailarinos tenham maiores contatos consigo mesmos e comecem a descobrir os seus “gestos vitais”. No eixo Inventário do Corpo, se lida com as verdades do corpo, com sua “cultura velada" e com a “realidade gestual” do bailarino, o que proporciona a este
questionar a dança no próprio corpo, realizar uma mudança de referencial e adquirir
uma resposta mais consciente de sua dança.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações