Possíveis caminhos para a pesquisa em dança sob enfoque histórico crítico

  • Eliana Rodrigues Silva

Resumo

Marc Bloch, na introdução do seu livro Apologia da História ou O Ofício do
Historiador coloca a pergunta que uma criança faz a seu pai historiador: Para que serve a história? Ao longo de todo o livro ele responde essa questão, apontando aspectos importantes sobre o valor do registro, o cuidado com documentos e testemunhos, sobretudo a compreensão (e não o julgamento) do fato histórico para se contextualizar o presente. O historiador deve transformar o fato histórico em reflexão e não apenas ater-se à sua documentação. Como diz Bloch, “o problema epistemológico da história, não é apenas um problema intelectual e científico, mas também um problema moral e porque não cívico”. Existe ai a profunda responsabilidade do historiador de prestar contas do seu trabalho, de esclarecer o fato, de criar relações com o presente. A história pode ser muito sedutora, posto que seja ali que vemos o espetáculo das atividades humanas, como diz Bloch “graças ao distanciamento, no tempo e no espaço, seu desdobramento se orna das sutis seduções do estranho.” Nesse sentido, o cuidado não está apenas na maneira correta de interrogar os documentos coletados, mas também no lidar com os testemunhos. Toda história que envolve pessoas envolve também contradições. A memória funciona como uma ilha de edição que depende das referências de cada um, e até uma mesma pessoa pode modificar a informação a cada momento. Esse ensaio propõe observar alguns caminhos possíveis para tratar da dança em estudos de cunho histórico e crítico, observando algumas pesquisas desse teor realizadas em programas de pós-graduação.

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2001.

FREIRE, Ana V. Angel Vianna, Uma Biografia da Dança Contemporânea. Rio de Janeiro: Dublin, 2005.

GERALDI, Silvia M. Raízes da Teatralidade na Dança Cênica: recortes de uma tendência paulistana. Campinas, São Paulo, Tese de Doutorado, Or. Profa. Dra. Cássia Navas Alves de Castro, UNICAMP, Instituto de Artes, 2009.

OLIVEIRA, Nadir N. Agô Alafiju, Odara! A presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA, 1971-1978, Salvador Fundação Pedro Calmon, 2007.

PRIMO, Rosa C. A Dança Possível: As ligações do Corpo numa Cena. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda.: 2006.

REIS, Maria da Glória F. Cidade e Palco. Experimentação, Transformação e Permanências. Belo Horizonte: Cuatira, 2005.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações