O pesquisador das práticas espetaculares da dança: Aventura ou ousadia

  • Lúcia Fernandes Lobato

Resumo

A comunicação aborda algumas ousadias metodológicas que nortearam os atuais
pesquisadores das práticas espetaculares em dança. São apresentadas questões desse novo campo de investigação, como transdisciplinaridade, relativização dos grandes sistemas explicativos, priorização das conexões, o entrelaçamento de todos os elementos que constituem um fenômeno social particular e as articulação de saberes locais que situam o fato singular. Ressalta a importância da reconciliação das ciências nesses processos, indicando que
a sociologia contemporânea, a antropologia cultural, a história oral e a micro história têm sido um campo fértil para o pesquisador dos processos coletivos espetaculares da dança. Busca delinear um perfil desse pesquisador apontando características recorrentes nas recentes investigações, tais como capacidade de imersão nas relações humanas da comunidade em questão, atitude de abertura para a diferença, o exercício da alteridade, o risco e a experiência do estranhamento. Considera que o investigador das danças etnocenológicas trabalha com testemunhos atuantes carregados de representações simbólicas, arquivos culturais e diferentes cosmovisões de um complexo cruzamento de histórias. Por essas razões, ousa nomeá-lo um pesquisador encarnado.
Outro aspecto peculiar é reconhecer o caráter perturbador da presença desse
pesquisador como um fato gerador de uma nova situação no grupo. Por conta disso, alerta ser fundamental ele compreender as motivações extra-cientificas que o levaram e o qualificaram enquanto observador. Nesta reflexão, a autora se fundamenta principalmente em François Laplantine, Michel Maffesoli e Leda Maria Martins.

Referências

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia, SP: Brasiliense, 2007.

MAFFESOLI, Michel. O Conhecimento Comum, SP: Brasiliense, 1988.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória, SP: Perspectiva e MG: Mazza, 1997.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações