Cursos superiores e cursos livres de dança: relaçõe s e influências - um estudo de caso no estado de São Paulo

  • Márcia Strazzacappa

Resumo

O presente texto apresenta alguns dos resultados da pesquisa Profissão: professor artista da dança, desenvolvida pela autora com bolsa do CNPq. O recorte aqui exposto diz respeito à relação entre os cursos superiores e as escolas livres de dança. A pergunta que conduziu a investigação partiu da constatação de que a educação não-formal, (escolas livres de dança) é o lócus de formação da maior parte dos artistas da dança, apesar do aumento das graduações em dança no Brasil. Foi realizado um estudo de caso, por meio da análise de um curso superior de dança e sua relação com os cursos livres do município onde a universidade se situa. A Unicamp foi selecionada por ser a primeira universidade no estado de São Paulo a oferecer um curso superior de dança, com 20 anos de existência e localizada em um município com um milhão de habitantes. A pergunta condutora da investigação foi: Qual o impacto do curso superior de dança para o ensino e para a produção cênica de dança no município? A pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto aos diretores e/ou proprietários das escolas livres de dança do município de Campinas. Foram selecionadas escolas com mais de 15 anos de existência no mercado e com mais de 150 alunos matriculados, segundo dados do Censo Cultural realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas (2004). Essa etapa da pesquisa contou com a participação de uma bolsista de iniciação científica, Teka Moran, que realizou as entrevistas. Os estabelecimentos/sujeitos da pesquisa foram: Ballet Juliana Omati, Conservatório Carlos Gomes, Olmos Ballet, Academia de Ballet Lina Penteado, Academia de Ballet Iris Ativa Dança e Ballet & Cia.O presente texto apresenta alguns dos resultados da pesquisaProfissão: professorartista da dança,desenvolvida pela autora com bolsa do CNPq. O recorte aqui exposto dizrespeito à relação entre os cursos superiores e asescolas livres de dança. A pergunta queconduziu a investigação partiu da constatação de que a educação não-formal, (escolas livres dedança) é o lócus de formação da maior parte dos artistas da dança, apesar do aumento dasgraduações em dança no Brasil. Foi realizado um estudo de caso, por meio da análise de umcurso superior de dança e sua relação com os cursoslivres do município onde a universidadese situa. A Unicamp foi selecionada por ser a primeira universidade no estado de São Paulo aoferecer um curso superior de dança, com 20 anos deexistência e localizada em um municípiocom um milhão de habitantes. A pergunta condutora da investigação foi: Qual o impacto docurso superior de dança para o ensino e para a produção cênica de dança no município? Apesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto aosdiretores e/ou proprietários das escolas livres dedança do município de Campinas. Foramselecionadas escolas com mais de 15 anos de existência no mercado e com mais de 150 alunosmatriculados, segundo dados do Censo Cultural realizado pela Secretaria Municipal de Culturade Campinas (2004). Essa etapa da pesquisa contou com a participação de uma bolsista deiniciação científica, Teka Moran, que realizou as entrevistas. Os estabelecimentos/sujeitos dapesquisa foram: Ballet Juliana Omati, ConservatórioCarlos Gomes, Olmos Ballet, Academiade Ballet Lina Penteado, Academia de Ballet Iris Ativa Dança e Ballet & Cia.

Referências

GIL, Antonio Carlos (2007) – Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas.

MARQUES, Isabel (2003). Metodologia para ensino de dança: luxo ou necessidade? In PEREIRA, R. e SOTER, S. (orgs). Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade.

MORAN, Maria Thereza Piagetti (2008) Relatório de Pesquisa O impacto do curso superior de dança da Unicamp nas escolas livres de dança do município de Campinas (bolsa de Iniciação Científica do CNPq). Mimeo.

STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla (2009). Entre a arte e a docência – a formação do artista da dança. Campinas: Papirus.

RIZ, Katiuska (2005). Trabalho e Formação Profissional em Dança. Campinas: Unicamp (FE).

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações