Ritual indígena, cena brasileira e performance: pesquisa em Antropologia da Performance

  • Regina Polo Müller

Resumo

Esta comunicação apresenta pesquisa sobre processos de criação
desenvolvidos a partir de um ritual em sociedade indígena e de um ícone da cultura
nacional brasileira mundializado nos veículos de comunicação de massa, na qual se
discute o conceito de “comportamento restaurado” da teoria da performance de Richard
Schechner. O objeto de estudo é o corpo em movimento e a incorporação da
personagem no ritual indígena e na cena artística contemporânea. Aborda-se o ritual
xamanístico dos Asuriní do Xingu, povo tupi-guarani da Amazônia, contatado na
década de 70 e a performance da atriz brasileira Carmen Miranda.

Referências

MÜLLER, Regina; RODRIGUES, Graziela. Dança dos Brasis: as mulheres das cócoras. Cadernos da Pós-graduação, Campinas: Instituto de Artes/UNICAMP, v.8, n.1,p.129-p.136, 2006

RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE/MC,1997

__________________________. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal. Tese (Doutorado em Artes) - UNICAMP, 2003

SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações