A pesquisa artística no processo de criação coletiva de INSURTOS

  • Solange Caldeira

Resumo

INSURTOS é o nome do espetáculo produzido por seis formandos do Curso de
Dança da Universidade Federal de Viçosa como trabalho de conclusão de curso integrado
(TCI). Inspirado nos fatos folclóricos/ lendas urbanas da cidade de Viçosa, usou vários
caminhos de pesquisa artística para a composição do espetáculo e originou seis diferentes
estudos teóricos monográficos, para cada um dos integrantes. Festas, alucinações, ressaca,
sexo, aborto, morte, suicídio, passagem, foram elementos serviram de fonte inspiradora para a produção artística, que englobou aspectos de criação coreográfica, definição de figurino, cenário, maquiagem, iluminação, sonoplastia, captação de recursos financeiros, escolha de local, data e aquisição de toda a estrutura que envolve um espetáculo, física e administrativa. A parte administrativa partiu do Projeto Caminhos da Dança-Teatro no Brasil, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), sendo desenvolvida pela bolsista do projeto Mariana Duarte Motta.

Referências

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Estudo histórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP Ed., 1997.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. São Paulo: Papirus, 1994.

DE MARINIS, Marco. Semiotica del teatro. Milano: Bompiani, 1982.

GUATARI, Félix. Espaço e poder: a criação de territórios na cidade. Espaço & debates: São Paulo, ano V, n. 16, 1985.

JEUDY, Henry-Pierre. O corpo como objeto de arte. SP: Estação Liberdade. 2002.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações