Causalidades decrouxianas e o desenvolvimento de fábulas contemporâneas

  • Débora Silva

Resumo

presente trabalho propõe a investigação de dispositivos causais oriundos da
Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, como eixos de sustentação e
desenvolvimento de escrituras dramáticas contemporâneas. A reflexão surge
de indagações acerca dos modos de elaboração de fábulas dramáticas
alinhadas às tendências sócio-políticas do presente. A autora parte da noção
de ação, tomando-a como unidade nuclear da narrativa dramática, e dos
possíveis caminhos que modelam o trajeto de constituição da fábula. O termo
fábula é tomado neste contexto, na acepção de narrativa dramática que ordena
e dá sentido ao drama, este último compreendido a partir da perspectiva
rapsódica de Sarrazac e da definição grega para o termo. Discutem-se o fluxo
causal aristotélico e as causalidades decrouxianas que incluem ordenações
lineares-sucessivas, simultâneas, fragmentadas e multíplices – nas quais
eventos simultâneos, descontínuos, transversais e ramificados podem ocorrer.
A autora associa ainda esses fluxos causais à lógica social posta em curso
desde a modernidade, a partir do pensamento de Lyotard, e a roteiros
cinematográficos e textos teatrais, no intuito de capturar seus caminhos e
efeitos. Por fim, o texto reflete sobre uma multiplicidade de vozes e tramas,
característicos do contemporâneo, numa forma dramática denominada drama
decrouxiano.