O retorno do cinema ao teatro: Uma abordagem do uso de imagens projetadas na cena teatral

  • Marcello Girotti Callas

Resumo

O presente ensaio estabelece uma análise histórica e conceitual do uso de
imagens audiovisuais projetadas em cenas de teatro e estabelece relações com os
conceitos de videocenário, teatro multimídia, teatro hipermídia e os possíveis
desdobramentos e variações de tais conceitos. Tal análise conceitual serve como
fundamento teórico para analisar a relação entre teatro e video na atualidade,
inserida em um recorte temporal da produção teatral brasileira e internacional. O
recorte compreende espetáculos teatrais (com inserções de imagens projetadas)
realizados entre os anos de 1960 e 2012. Serão apresentados alguns casos do
referido recorte, com a função de ilustrar e demonstrar a prática constante do uso de
imagens projetadas em cenas teatrais e sua relação e contribuição para as técnicas
e poéticas da montagem audiovisual. O objetivo principal é compreender a
contemporânea como um modo operativo para analisar o uso do vídeo como recurso
criativo para as artes da presença, que trata das ações artísticas realizadas na
presença do público, com frequência, integrado no acontecimento. Busca-se
investigar as possibilidades de criação de linguagem aplicada ao teatro baseando-se
no conceito de montagem audiovisual, entendida como campo de pensamento da
edição de imagens, ou seja, como criadora de sentidos para o campo da
dramaturgia teatral e como possível amplificadora do “teatro de texto”.

Referências

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Sutil Cia. de Teatro: www.sutilcompanhia.com.br (acesso em jul./2012).

Grupo Cena 11: www.cena11.com.br (acesso em jul./2012).