Contribuições teatrais de Helio EichbauerEichbauer. A caixa cênica italiana como espaço de construção filosófica da cena

  • Regilan Deusamar Barbosa Pereira
  • Evelyn Furquim Werneck Lima

Resumo

Há quase meio século, o cenógrafo brasileiro Helio Eichbauer atua como realizador de
produções artísticas como cinema, shows musicais, exposições e teatro. O objetivo desta
pesquisa é explorar o uso da caixa cênica italiana, considerada pelo cenógrafo como o
espaço de construção filosófica da cena para a realização de dramaturgias clássicas e
seculares tais como as tragédias gregas e as obras shakespearianas. Esta análise,
embasada pela metodologia de Michel de Certeau (1990) tem o objetivo de apontar dados
que fundamentam a produção de Eichbauer. Ao exercer, paralelamente à atividade
cênica, a função de professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de
Janeiro, o cenógrafo singulariza sua realização e se aproxima do espectador com intuitos
didáticos tanto no sentido de conferir conhecimento quanto de adquiri-los com os
exercícios propostos aos alunos oriundos de formações diversas que vão da psicologia,
arquitetura, artes visuais até à cenografia propriamente dita.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v.I)

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 17ª ed.

CUNHA, Fernando Whitaker da (org). A teoria e os seres. Rio de Janeiro: Barrister's editora, 1989.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck e CARDOSO, Ricardo José Brügger. Arquitetura e teatro. O edifício teatral de Andrea Palladio a Christian de Portzamparc. Rio de Janeiro: Contra Capa/Faperj, 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. GUINSBURG. J. e PEREIRA, Maria Lúcia. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SHAKESPEARE, William. Péricles, príncipe de Tiro. Trad. José Roberto O’Shea. São Paulo: Iluminuras, 2012.