O dilema do crítico teatral enquanto espectador especializado

  • Monique Rosa
  • Vera Regina Martins Collaço

Resumo

Este artigo aponta para um dos caminhos que o crítico teatral percorre desde a
recepção do espetáculo, passando pela experiência, até a construção de sua crítica:
o de ser espectador. O intuito deste estudo é investigar o percurso do crítico teatral
enquanto espectador, ressaltando como ponto importante desse exercício, a questão
da experiência em sua recepção e a tentativa de equilibrar o conflito o qual enfrenta:
viver a experiência e ao mesmo tempo analisá-la de forma distanciada. Neste
sentido, reflexões acerca das noções de experiência na recepção serão articuladas
com o papel do crítico teatral e seu dilema enquanto espectador especializado.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência.

Tradução de João Wanderley Geraldi. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. 2002.

MOSTAÇO, Edélcio. Pensamento, crítica e mídia. In: Pensamento e mídia. Mesa de debate, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, em 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. In: Urdimento - Revista de

Estudos em Artes Cênicas /Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. n.15, Florianópolis: UDESC/CEART, 2010.