O dilema do crítico teatral enquanto espectador especializado
Resumo
Este artigo aponta para um dos caminhos que o crítico teatral percorre desde arecepção do espetáculo, passando pela experiência, até a construção de sua crítica:
o de ser espectador. O intuito deste estudo é investigar o percurso do crítico teatral
enquanto espectador, ressaltando como ponto importante desse exercício, a questão
da experiência em sua recepção e a tentativa de equilibrar o conflito o qual enfrenta:
viver a experiência e ao mesmo tempo analisá-la de forma distanciada. Neste
sentido, reflexões acerca das noções de experiência na recepção serão articuladas
com o papel do crítico teatral e seu dilema enquanto espectador especializado.
Referências
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência.
Tradução de João Wanderley Geraldi. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. 2002.
MOSTAÇO, Edélcio. Pensamento, crítica e mídia. In: Pensamento e mídia. Mesa de debate, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, em 2007.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. In: Urdimento - Revista de
Estudos em Artes Cênicas /Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. n.15, Florianópolis: UDESC/CEART, 2010.
Seção
História das Artes e do Espetáculo