A década de 1970 e as possibilidades de construções, atuações e protagonizações femininas na palhaçaria

  • Sarah Monteath dos Santos
  • Erminia Silva

Resumo

A importância da presença e atuação feminina nas histórias do circo pode ser
identificada nas diversas construções de memórias do público e nas diferentes
formas de organização do trabalho circense. No entanto, em relação às várias
construções da palhaçaria, percebeu-se que este era um campo de atuação
masculina, sendo rara, durante muito tempo, a presença e atuação feminina
nesta dramaturgia, que passaram a ser visualizadas em decorrência das
transformações no modo de organização do trabalho do circo itinerante de lona
(chamado de “tradicional”), diminuição destes espaços de produção circense,
fixação dos itinerantes nas cidades, entre várias outras razões, que resultou em
processos distintos de produção da linguagem circense, entre as quais, o que
se considera um dos mais importantes: o surgimento das escolas de circo no
Brasil e no mundo a partir da década de 1970. A partir destas instituições, foi
possível visualizar as construções do feminino do palhaço. Dos dados obtidos
através de algumas referências bibliográficas e orais, percebeu-se ainda, o
diálogo entre esta presença e atuação feminina na palhaçaria e as diversas
conquistas femininas adquiridas em outros campos da sociedade a partir do
século XX.

Referências

AVANZI, Roger; TAMAOKI, Veronica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: CÓDEX, 2004.

CADERNO MÁSCARAS- órgão oficial da APAC. Nova fase. N. 37. Fev. 1981. Editor: Francisco Colman.

CASTRO, Alice Viveiros de. Elogio da Bobagem: Palhaços no Brasil e no

mundo. Rio de Janeiro: Família Bastos, 2005.

JUNQUEIRA, Mariana Rabelo. Da Graça ao Riso: contribuições de uma

palhaça sobre a palhaçaria feminina. Dissertação (Mestrado) defendida no

departamento de Artes Cênicas, UNIRIO, Rio de Janeiro. Orientador: Paulo Merísio, 2012.

LEITE, José Wilson. “La Mínima”, in. La Mínima em cena: Registro de

Repertório de 1997 a 2012. São Paulo: SESI-SP editora, 2012.

SILVA, Erminia. Respeitável público... O circo em cena. Erminia, Silva, Luis Alberto de ABREU. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.

SILVA, Guy. Le Cirque dans tous ses éclats. Paris: Le Castor Astral, 2000. Site:http://www.etsy.com/listing/70700340/vintage-circus-poster-evetta-the-only?ref=market. Pesquisa realizada em 10.07.2013.

Entrevistas Realizadas

Roger Avanzi. São Paulo, Janeiro de 2013.

Hud da Rocha Camargo e Guaraciaba Malhone Cavalcanti. otorantim,São Paulo, Fevereiro de 2013.

Regina Helena Lopes. São Paulo, Junho de 2013.