Uma pedagogia para o olhar criativo: o público como quinto criador da cena
Resumo
Este texto apresenta o trajeto inicial da pesquisa de doutorado de caráterteórico-prático, realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas,
da Universidade Federal do Estado da Bahia. Pretende-se observar a
possibilidade de formação do espectador criativo a partir do experimento O
quinto criador: o público. O referido experimento teve sua primeira etapa
realizada em outubro de 2012, no Teatro Vila Velha, na cidade de Salvador. A
expectativa é desenvolver novos experimentos e a cada etapa avaliar o formato
e, como tem aspecto experimental, portanto, flexível, fazer modificações para
que sejam adequados aos novos contextos e analisar as implicações que
surjam durante os processos.
Referências
ARISTÓTELES. Arte poética. Tradução: NASSETI, Pietro. São Paulo: Martin Claret, 2006.
BONFITO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
______. Pedagogia do teatro: Provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
______. A inversão da olhadela: Alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.
GUINSBURG, Jacó. Stanislavski, Meierhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MATIAS, Lígia Borges. O quarto criador da cena narrativa. São Paulo: Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE, 2010.
PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
MENDES, Cleise Furtado. A gargalhada de Ulisses: A catarse na comédia. São Paulo: Perspectiva, 2008.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.