TEATRO NA ADOLESCÊNCIA – Cuidado de si; Consciência da Encenação; Cuidado de si como prática da transformação

  • Olinda Charone
  • Maria Manuel Baptista

Resumo

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, implantou no
ano de 1998 sua Coordenação de Teatro para Crianças e Adolescentes, com a
vivência e a prática das Oficinas de Teatro Infanto-juvenil. Nesses quinze anos
de atividades, montamos uma média de 45 espetáculos, apresentados tanto
nos espaços convencionais do fazer teatral (edifícios teatrais da cidade) quanto
nos espaços não-convencionais (logradouros públicos, escolas públicas e
privadas, prédios que abrigaram a própria Escola de Teatro). A idéia de estudar
o teatro na adolescência parte da premissa do trabalho do ator sobre si
mesmo, no processo criador e na vivência, que significa uma maneira de viver
melhor, de cuidar do seu íntimo, de conferir atenção ao eu, ao corpo, ao
pensamento e a alteridade, finda na compreensão do processo de encenação a
partir da ótica do próprio adolescente, relacionando-se à necessidade de refletir
o teatro como manifestação da expressividade do ser humano, essencial ao
pleno desenvolvimento das funções intelectuais, estéticas e sociais, bem como
de enfocar as perspectivas educacionais desta área de conhecimento.

Referências

ICLE, Gilberto. PEDAGOGIA DO TEATRO COMO CUIDADO DE SI. São

Paulo; 2010. Série Pedagogia do teatro. 98 p.

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do Ator. Tradução de Jefferson Luiz

Camargo, revisão da tradução João Azenha. São Paulo: Martins Fontes. 1988.

________________________ A Criação de um Papel. Tradução de Pontes de

Paula Lima. 8ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 288 p.

________________________ A Preparação do Ator. Tradução de Pontes de

Paula Lima. 18ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

________________________ A Construção da Personagem. Tradução de

Pontes de Paula Lima. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

________________________ Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 4ª

edição. São Paulo: Cortez, 2000.