Procurando Pausas em Tempos Atuais – um estudo do Yoga para o ensino de Teatro

  • Lolita Goldschmidt
  • Sílvia Balestreri

Resumo

Esta pesquisa propõe a experimentação de um modo de utilizar técnicas do
Hatha Yoga para preparação de alunos/atores adolescentes em aulas de
teatro. Serão feitos o experimento, o registro e a análise de diferentes técnicas
de Hatha Yoga em uma oficina de teatro com um grupo de alunos no turno
inverso ao da escola. O estudo pretende também tecer um olhar sobre a
sociedade atual, refletindo sobre seus sujeitos e seu ritmo de vida, buscando
compreender a realidade do grupo que estará em trabalho. Por meio da
experimentação, buscar-se-ão rupturas no ritmo cotidiano destes alunos para o
possível estabelecimento de pausas que possam promover um processo de
preparação fluido para as aulas de teatro. O projeto será dividido em duas
etapas: a primeira abrange uma breve contextualização da sociedade da
atualidade, um levantamento histórico-filosófico do Hatha Yoga, analisando
essa filosofia e relacionando-a com as teorias de Peter Brook, Jerzy Grotowski
e Eugênio Barba no que diz respeito à preparação do ator para o Teatro. A
segunda compreende a realização da oficina teatral propriamente dita,
utilizando o que foi levantado na etapa anterior, seguida de reflexão com os
alunos.

Referências

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