O DESEJO DE DOROTÉIA – Breve estudo sobre da dramaturgia da (des)construção da voz off de Gerald Thomas e o texto rodrigueano

  • Mauricio Ferreira Cardoso
  • José Dias

Resumo

As relações da voz off na cena contemporânea através das relações
compostas pelo Diretor Gerald Thomas, confrontadas com o texto Dorotéia, de Nelson
Rodrigues tendo por orientação as proposições da Antropologia da Comunicação
Visual de Massimo Canevacci.

Referências

CANEVACCI, Massimo. Antropologia da Comunicação Visual. Rio de

Janeiro, DP&A, 2001.

MARTUSCELLO, Carmine. O Teatro de Nelson Rodrigues: uma leitura

psicanalítica. São Paulo: Editora Siciliano, 1993.

RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo de Nelson Rodrigues, Vol. 01. Rio

de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

___. Teatro Completo de Nelson Rodrigues, Vol.02. Rio de Janeiro: Nova

Fronteira, 1981.

___. Teatro Completo de Nelson Rodrigues, Vol. 03. Rio de Janeiro: Nova

Fronteira, 1981.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Editora Perspectiva: 2003.

THOMAS, Gerald / FERNANDES, Silva / GUINSBURG, J. (orgs.). Um

encenador de si mesmo: Gerald Thomas. coleção Signos, v. 21. São Paulo: Perspectiva, 1996.

VIDEO:

THOMAS, Gerald. The Flash and the Crash Days. Rio de Janeiro: Centro

Cultural Banco do Brasil; Teatro I, 1991. (Cópia cedida pelo diretor)