Partilhas em contextos móveis
Resumo
Neste texto investiga-se a interferência dos dispositivos móveis nos regimesético, poético e estético da arte a partir da análise dos trabalhos Vídeo
Caminhada Alter Bahnhof (2012) de Janet Cardiff e George Bures Miller e do
teatro celular Call Cutta in a Box (2005) do grupo Rimini Protokoll. Estuda-se as
práticas artísticas que transformam o espaço trivial em espaço cênico, criando
estruturas inteligíveis, e também a dialogicidade destes trabalhos com o
pensamento de Jacques Rancière. Nos trabalhos selecionados, o espectador é
conduzido tanto pelo uso do dispositivo móvel, quanto por um roteiro que
direciona o palco para as ruas e transformam o espectador em indivíduos
atuantes. Dessa forma experiência de deslocamento pela cidade são
fomentadas por um jogo de encontros improváveis coreografados que
acentuam as novas formas de visibilidade e sociabilidade inauguradas pela
popularização dos dispositivos eletrônicos.
Referências
DREYSSE, Miriam, MALZACHER, Florian (Eds). Rimini Protokoll. Experten des Alltags: das Theater von Rimini Protokoll. Berlin: Alexander Verlag, 2009.
GOEBBELS, Heiner. “Was wir nicht sehen, zieht uns an: vier Thesen zu Call
Cutta”. IN: DREYSSE, Miriam, MALZACHER, Florian (Eds). Rimini Protokoll.
Experten des Alltags: das Theater von Rimini Protokoll. Berlin: Alexander
Verlag, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SCHAMA, Simon. Landscape and Memory. New York: A.A. Knopf, 1995.
SCHARRER, Eva; MARTEN, Cordelia (Eds). dOCUMENTA (13) Katalog/das
Begleitbuch. Ostfildern: Hatje Cantz, 2012.
SARRAZAC, Jean-Pierre. “A invenção da teatralidade”. Revista Sala Preta,
Vol. 13.1. São Paulo: USP/PPGAC, 2013.