Partilhas em contextos móveis

  • Ines Linke

Resumo

Neste texto investiga-se a interferência dos dispositivos móveis nos regimes
ético, poético e estético da arte a partir da análise dos trabalhos Vídeo
Caminhada Alter Bahnhof (2012) de Janet Cardiff e George Bures Miller e do
teatro celular Call Cutta in a Box (2005) do grupo Rimini Protokoll. Estuda-se as
práticas artísticas que transformam o espaço trivial em espaço cênico, criando
estruturas inteligíveis, e também a dialogicidade destes trabalhos com o
pensamento de Jacques Rancière. Nos trabalhos selecionados, o espectador é
conduzido tanto pelo uso do dispositivo móvel, quanto por um roteiro que
direciona o palco para as ruas e transformam o espectador em indivíduos
atuantes. Dessa forma experiência de deslocamento pela cidade são
fomentadas por um jogo de encontros improváveis coreografados que
acentuam as novas formas de visibilidade e sociabilidade inauguradas pela
popularização dos dispositivos eletrônicos.

Referências

DREYSSE, Miriam, MALZACHER, Florian (Eds). Rimini Protokoll. Experten des Alltags: das Theater von Rimini Protokoll. Berlin: Alexander Verlag, 2009.

GOEBBELS, Heiner. “Was wir nicht sehen, zieht uns an: vier Thesen zu Call

Cutta”. IN: DREYSSE, Miriam, MALZACHER, Florian (Eds). Rimini Protokoll.

Experten des Alltags: das Theater von Rimini Protokoll. Berlin: Alexander

Verlag, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.

SCHAMA, Simon. Landscape and Memory. New York: A.A. Knopf, 1995.

SCHARRER, Eva; MARTEN, Cordelia (Eds). dOCUMENTA (13) Katalog/das

Begleitbuch. Ostfildern: Hatje Cantz, 2012.

SARRAZAC, Jean-Pierre. “A invenção da teatralidade”. Revista Sala Preta,

Vol. 13.1. São Paulo: USP/PPGAC, 2013.