A Micropolítica da Criação e a Cidade como Campo de Experiências

  • Jan Moura
  • Maria Thereza Oliveira Azevedo

Resumo

As artes da cena se configuram como estratégias estéticas que atuam
diretamente com o humano, envolvendo a cidade e mesmo sem intenção
transformando o momento da fruição em um ato político (GUÉNOUN, 2003). O
ato de compor e criar de determinada maneira com os corpos, a escolha do
espaço, o estar na rua ou em um espaço fechado, a composição com a cidade,
a troca e construção colaborativa ou não, o ato de intervir ou compor com a
cidade, pode ser considerada como uma operação política? A escolha por um
teatro de grupo, companhia, agrupamentos transitórios, contaminação entre
grupos, poder compartilhado, poder hierárquico, etc. determinam formas de
relação, de criação e de criar sensibilidades. A cidade, enquanto pólis
(ARISTÓTELES, Política I, 1253 a 9-18, apud Ranciére, 1996), se transforma
em um campo de experiências, onde composições estéticas se misturam a
cotidianos e essas operações estéticas são também políticas (IRAZÁBAL,
2000). Este artigo reflete sobre questões ligadas a as escolhas estéticas de
agrupamentos artísticos que potencializam a cidade enquanto espaço para
relações possíveis com o público, questionando a dicotomia espectador (ser
passivo) e artista (ser ativo), criando ambientes de agenciamento.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São

Paulo: Martins, 2009.

DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Felix. Mil Platôs : Capitalismo e

Esquizofrenia. Vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia

Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro : Editora 34, 1996

GUATTARI, Felix e ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4.

Ed. Petrópolis: Vozes, 1996

GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras: uma ideia (política) do teatro.

Trad. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003

NOVAES, Adauto (Org.). O esquecimento da Política. Rio de Janeiro: Agir,

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad.

Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org. Ed. 34, 2005.