Hiperespaço cenográfico: Svoboda e o buraco de minhoca (Scenographic hyperspace: Svoboda and the wormhole)

  • Luiz Henrique da Silva Sá
  • Lidia Kosovski

Resumo

O desenvolvimento das teorias científicas, a partir do final do século XIX,
promove uma transição paradigmática na compreensão de mundo. Novos
modelos físicos, produtos da vida social e da cultura da época, dialeticamente
influenciam e são influenciados por outros ramos do conhecimento.
Demonstra-se na cenografia teatral voltada para a representação de mundo
em espaços conceituais o uso de artifícios para a interpretação do espaço em
modelos compatíveis com a compreensão vigente do real. O hiperespaço –
espaço multidimensional – decorrente de diversas teorias científicas traz o
conceito do buraco de minhoca, uma característica topológica do espaçotempo
que cria atalhos entre diferentes dimensões. Pretende-se apresentar
de que maneira o cenógrafo tcheco Josef SVOBODA, a partir de meados dos
anos 1950, concebeu, com uso de novas tecnologias de representação
espaço-visual, projetos cenográficos engajados com esta nova concepção
espacial, que se afina com as concepções quânticas de organização da
natureza.

Referências

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