Sobre a multiplicidade funcional nas Artes Cênicas

  • Lenine Guevara Oliveira Salvador
  • Ciane Fernandes

Resumo

Na proposta crítica desse artigo visa-se ler o atual quadro do profissional das Artes
Cênicas, através da compreensão de que diversas funções desse campo no Brasil
têm requerido qualidades heterogenias de seus profissionais. Objetiva-se ler a
multiplicidade do papel do artista na produção cultural compreendendo-a como
heterogeneidade de papeis que este pode vir a desenvolver no campo. Visa-se
assim, assumir no campo e valorizar ao profissional que atua como um agente
cultural, pois está enredado em uma trama em que a criação envolve pesquisa
(artística e acadêmica), produção (artística ou gestão de na Universidade) e
formação (acadêmica ou livre), ainda que pese mais uma função do que a outra em
determinados momentos de sua trajetória. Dessa maneira, aponta-se para a
multiplicidade como modo de gerar especialização profissional dentro do campo de
formação livre e acadêmica.

Referências

CUNHA, Maria Helena. Gestão cultural: profissão em formação. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2007a.

CUNHA, Maria Helena. Gestão cultural: construindo uma identidade profissional. In: ENCONTRSO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA – ENECULT, 3., 2007, Salvador, BA, Anais eletrônicos... Salvador, BA: UFBA 2007b. Acesso em: http: // www.cult.ufba.br/enecult2007/MariaHelenaCunha.pdf. Acesso em: 23 de

agosto de 2013, às 18:48.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Felix.Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Rio de Janeiro: Ed.34, 1996.

SANTOS, Gláucio Machado. Sobre requisitos de formação superior em artes cênicas: o artista como empreendedor. O Teatro Transcende. Blumenau, Depto de Artes da FURB, v. 16, n. 2, p. 03-14, 2011.