Teresa Cabral: Dança moderna na cena soteropolitana da década de 1970

  • Lauana Vilaronga Cunha de Araujo
  • Eliana Rodrigues Silva

Resumo

O artigo aborda aspectos da tese A sílfide morena Teresa Cabral: Dança
moderna e apagamento histórico em Salvador (PPGAC-UFBA, 2013), que
versa sobre o apagamento histórico desta profissional, por não corresponder às
tendências vanguardistas e de engajamento político da arte coreográfica no
Brasil na década de 1970. Teresa Cabral formou-se na Escola de Dança da
UFBA, especializou-se na Técnica de Martha Graham nos EUA e, com a
criação do Studio de Dança e do Grupo Studio em 1972, constituiu a segunda
geração a trabalhar com a matriz da dança moderna de Graham em Salvador.
A pesquisa usou a micro-história e história oral como referenciais
metodológicos principais, constituindo-se numa análise da história da dança em
Salvador, sendo a trajetória profissional de Teresa Cabral um estudo de caso.
Na contramão da vanguarda pós-moderna da dança e da vertente artística de
engajamento político naquela década, disseminou a dança moderna, por meio
de apresentações coreográficas no Brasil e na Alemanha, além de oferecer
ampla formação em escola particular, dinamizando, ao mesmo tempo, a cadeia
profissional de dança. Com sua trajetória, afirmou a vertente estética, técnica e
criativa da dança moderna, provocando uma reflexão acerca do potencial de
coexistência construtiva entre tradições e vanguardas do mundo da dança.

Referências

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Dança moderna e apagamento histórico em Salvador. Salvador: Universidade Federal da Bahia (Tese de Doutorado), 2013. 405p.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações