ENSINO DE DANÇA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM PROJETOS SOCIAIS: o caso do Quik Cidadania
Resumo
Esta investigação surge do interesse pelo diálogo entre dança, educação ecriação artística, especialmente pelo trabalho do projeto Quik Cidadania,
desenvolvido pela Quik Cia de Dança, em Nova Lima-MG. Anualmente, o
projeto realiza um espetáculo desenvolvido coletivamente. Nesse cenário, o
objetivo da pesquisa consiste em investigar como se dão as relações entre o
ensino de dança e criação artística, considerando as tensões existentes entre
as características educativas e sociais daquele contexto e as concepções
artísticas presentes no mesmo. Para tanto, foi acompanhado o processo de
criação do espetáculo “De Lírios, Memórias e Quintais”, em 2012. A
metodologia, de cunho qualitativo, é um estudo de caso. Considera-se que o
processo educativo observado relaciona-se diretamente às concepções
artísticas do proponente do projeto. Fica clara a existência de tensões entre
aspectos educacionais e artísticos, determinadas por uma proposta que leva
em consideração a diversidade e abriga alunos com conhecimentos diferentes
em dança, de idade e perfis variados. Cabe destacar a utilização de
mecanismos democráticos para a criação artística, que buscam valorizar os
participantes sem descuidar de um resultado estético de qualidade, dentro da
realidade possível.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação
educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 2ª edição. São Paulo : Cortez, 2001.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de criação. Petrópolis: Vozes,
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações