A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): um aprofundamento sobre a relação diretor-intérprete e sua importância no nascimento da dança

  • Elisa M. Costa
  • Graziela E. F. Rodrigues

Resumo

Apresentamos aqui um projeto de Doutorado que partiu das seguintes perguntas: qual a
singularidade da relação entre diretor e intérprete no método BPI? E qual a importância dessa singularidade para o intérprete e para a produção em artes da cena? Dentre as ações que compõem a metodologia deste projeto, já foi realizada uma pesquisa de campo junto a parteiras tradicionais da etnia Pankararu, com o intuito primeiro de aprofundar uma analogia já utilizada no método, onde o papel do diretor é comparado à função de uma parteira. Através deste campo, também foi realizado o eixo Co-habitar com a Fonte, a partir do qual está sendo desenvolvido um processo criativo no Método BPI, dirigido pela criadora do Método, a profa. dra. Graziela Rodrigues, para depurar, na prática, as singularidades da relação entre diretor e intérprete. Destaca-se, aqui, a importância de um pesquisador que seja artista e participante. Há também outras ações propostas por este projeto, para aprofundar os significados presentes na relação diretor-intérprete, como, por exemplo, a observação de outros processos do BPI e também a comparação do BPI com outros métodos e processos das artes da cena.

Referências

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

RODRIGUES, G. O lugar da pesquisa. In: Revista Conceição/Conception. v.1 n.1, Campinas: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP, 2012.

RODRIGUES, G E. F. O Método BPI (Bailarino- Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

TEIXEIRA . P. C. O Santo que dança: uma vivência corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2007. 195p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

BRIGIDA, M. S. A etnocenologia como desígnio de um novo caminho para a pesquisa acadêmica – Ampliação do modo e do lugar de olhar a cena contemporânea. In: V Colóquio Internacional de Etnocenologia, 5, 2007. Anais... Salvador: GIPE-CIT, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UFBA, 2007. p.199-204.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações