A manifestação da cultura no corpo e a presença dos gestos vitais nas sínteses práticas do eixo Inventário no Corpo do método BPI
Resumo
No desenvolvimento do eixo Inventário no Corpo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete com alunos voluntários, através do projeto de
doutorado “A descoberta da cultura velada e dos gestos vitais: um
aprofundamento do eixo Inventário no Corpo do método BPI (Bailarino-
Pesquisador-Intérprete)” (Parecer CEP No. 679/2008), verificamos a
construção de uma nova maneira de dançar, a qual está ligada a uma
integração corporal.
No final do desenvolvimento do eixo Inventário no Corpo, realizamos as
sínteses práticas, que constituíam uma dinâmica de abertura dos dojos
(laboratórios corporais), onde cada sujeito participante apresentou o que
havia ficado de mais significativo em seus corpos a partir de toda a pesquisa
realizada.
Foi nos relatos das sínteses práticas e nas análises dos vídeos destas
sínteses, a partir da Estrutura-Física do método BPI, que encontramos a
averiguação da manifestação da cultura no corpo e a presença dos gestos
vitais.
Ao analisarmos as sínteses práticas verificamos que a cultura se fez presente
em todos os trabalhos, sem exceção. E todas as sínteses práticas
trabalharam com um referencial de corpo ligado `a terra e `as suas raízes. Os
gestos vitais dos sujeitos participantes resgataram a ideia de corpo misturado
`a terra.
Referências
- Forquim, Laísa & Melchert, Ana Carolina L. & Rodrigues, Graziela. O
aprofundamento do eixo Inventário no Corpo no processo criativo do
espetáculo “Semba”. In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso
Brasileiro de Imagem Corporal. Campinas, SP, 2010.
- Melchert, Ana Carolina L. A descoberta da cultura velada e dos gestos
vitais: um aprofundamento no eixo Inventário no Corpo do Método BPI
(Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2010. 371p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Unicamp, 2010.
- Rodrigues, Graziela. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e
o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o
discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste
método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes,
Unicamp, 2003.